ITAJAÍ - CORDEIROS
(47) 3341.1012
ITAJAÍ - SÃO VICENTE
(47) 3311-4554
PENHA - CENTRO
(47) 3398.1147

Blog

/Blog/

As vantagens do assoalho de madeira

2017-05-05T15:57:21+00:00 05/05/2017|

A madeira é um material nobre, que pode fornecer ao ambiente um ar sofisticado ou rústico, mas em ambos os casos uma coisa é certa, a madeira é sinônimo de aconchego. Se tratando de pisos residenciais nenhum piso é tão adequado como os pisos de madeira.

Aqui na Madeiras Aderson​ você encontra várias qualidades de assoalho com um preço especial que cabe no seu bolso!
Venha conferir!

Madeira emendada

2017-05-05T16:04:16+00:00 05/05/2017|

Resíduos de madeira que eram descartados são reaproveitados e transformados em material para telhados, pisos, revestimentos, paredes e esquadrias.

Depois de coletadas as sobras de madeira, o material é selecionado e aparado para padronização do tamanho. Depois passa por 60 dias de secagem. Em seguida vai para uma “plaina”, que aparelha toda a madeira.
Uma máquina denominada “Finger Joint” efetua o processo de colagem/emenda. Após ser emendada, a madeira descansa por mais um dia e passa por um processo de lixamento para a retirada de todo resíduo da cola.

TRABALHAMOS COM FRONTAL E ASSOALHO EMENDADO DA MELHOR QUALIDADE! VENHA CONFERIR!

A Importância da Madeira na Economia

2017-05-05T15:51:15+00:00 05/05/2017|

Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo.

A sua utilização para a produção de polpa está na origem da indústria papeleira e de algumas indústrias químicas nas quais é utilizada como fonte de diversos compostos orgânicos. A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas, incluindo navios. A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil.

Acabamentos de Madeira

2017-11-23T09:30:32+00:00 05/05/2017|

Rodapés, Meia Cana e Mata Junta você encontra aqui na Aderson Madeiras nas essências: Cambará, Angelim, Itaúba, Pinus. Venha conferir as nossas promoções que temos diariamente !

Completa Linha de Acabamentos de Madeira

A parte final de sua construção consiste em utilizar um acabamento em madeira de ótima qualidade, pois irá refletir em todo ambiente, para esta etapa você tem a opção de escolher a ADERSON MADEIRAS que dispõe de toda a linha de acabamentos de madeira com ótima qualidade e condições especiais de pagamento! Venha conferir pessoalmente nossas promoções de Acabamentos em Madeiras ou se preferir solicite um orçamento!

Madeira Cambará

2017-05-05T15:43:14+00:00 05/05/2017|

Conheça curiosidades de uma das madeiras mais solicitadas na empresa: Madeira Cambará.

Nome científico: Gochnatia polymorpha

Descrição da árvore

Forma: árvore perenifólia, com 3,5 a 10m de altura e 20 a 40cm de DAP. Exemplares adultos atingem até 15m de altura e 60cm de DAP.
Arvore de Cambará Tronco: poucas vezes, seu tronco é reto; quase sempre é irregular a canaliculado, tortuoso e inclinado. Fuste normalmente curto, até; 6m de comprimento, geralmente com multitroncos.
Ramificação: irregular, dicotômica, simpodial. Copa baixa, densifoliada, arredondada, com folhagem verde-clara.
Casca: com espessura de até 30 mm. A casca externa é acastanhada, com sulcos longitudinais profundos e desprendimento em placas irregulares (Ivanchechen, 1988). A casca interna é de coloração oliva e fibrosa.

Características da Madeira

Massa específica aparente: a madeira do cambará é moderadamente densa (0,60 a 0,77 g/cm³), a 15% de umidade (Mainieri & Chimelo, 1989).
Cor: alburno destacado, branco-cinza. O cerne recém-polido apresenta-se amarelo-claro, escurecendo para bege-claro com manchas amareladas, tendendo para castanho-claro levemente rosado, uniforme.
Características gerais: superfície lisa ao tato, com brilho pouco acentuado; textura fina; grã direita para irregular. Cheiro e gosto imperceptíveis.
Durabilidade natural:madeira de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos, apresentando alta resistência natural em contato com o solo.
Preservação: madeira pouco permeável a soluções preservantes, em tratamento sob pressão.

Outras características

Geralmente apresenta pouco alburno; quando em idade avançada, apresenta proporção elevada de cerne.
Espécies Afins
Gochnatia H.B.K. é um gênero pantropical, com cerca de 66 espécies e várias subespécies e variedades; as espécies neotropicais ocorrem desde as Antilhas até a Argentina. Cabrera & Klein (1973) distinguem duas subespécies para G. polymorpha: subsp. ceanothifolia e subsp. floccosa.
No Brasil, além de Gochnatia polymorpha, ocorrem outras espécies do gênero, entre elas:
• Gochnatia barrosii Cabr., conhecida por cambará, encontrada no Cerrado em Minas Gerais e em São Paulo.
• Gochnatia cratensis (Gardn), na Serra do Araripe, no Ceará.
• Gochnatia lucida (Baker) Cabrera, conhecida por candiá e assinalado nas Serras, no Ceará e em Pernambuco (Pereira et al., 1993).
• Gochnatia paniculata (DC.) Cabrera, conhecida por cambará, arvoreta do capão, encontrada nos campos, no Paraná e em São Paulo, com floração de novembro a dezembro. Há uma candeia muito famosa em Minas Gerais, da mesma família, porém, de outro gênero: Vanillosmopsis erythropappa (DC) Selt. et Bib.

Produtos e Utilizações

Madeira serrada e roliça: a madeira de cambará pode ser usada em construção civil, esteios, esquadrias, caibros, estacas, forro, ripas, tacos, entalhes, peças torneadas e na construção naval. Tanto o tronco como as raízes produzem excelentes curvas para as embarcações (Boiteux, 1947). Apesar de o tronco ser geralmente tortuoso, é bastante utilizado na construção de cercas, como mourões e obras externas. é também apta para postes.
Energia: produz lenha e carvão de boa qualidade.
Celulose e papel: espécie inadequada para esse uso.
Ocorrência Natural
Latitude: 14° S (Bahia) a 31° S (Rio Grande do Sul).
Variação latitudinal: de 20m no Rio Grande do Sul a 1.650m de altitude em São Paulo.

Pinus Autoclave

2017-11-23T09:30:32+00:00 05/05/2017|

PINUS AUTOCLAVE/ tratamento:
O sistema de autoclave é um cilindro que suporta pressão, onde a madeira é colocada e em seguida os produtos químicos preservantes são injetados. As pressões utilizadas são superiores a atmosférica e as etapas de tratamento são: colocação da madeira; início do vácuo; injeção da solução preservante; tratamento com o vácuo; término do vácuo e retirada da solução excedente.

Realizado a vácuo ou sob pressão em autoclave utilizando produtos preservativos regulamentados pelos órgãos competentes a fim de prolongar sua vida útil. A partir deste processo, a madeira oferece alta durabilidade, economia, segurança, versatilidade, fácil manutenção e garantia de qualidade. O essencial é ressaltar que ao prolongar a vida útil da madeira por meio de técnicas de tratamento, significa reduzir a necessidade de cortar novas árvores.

O tratamento utilizado é o químico, (C.C.A) e (C.C.B) no qual ocorre a fixação de elementos preservativos na madeira, tornando-a mais resistente à ação de fungos e insetos (brocas e cupins) e apodrecimento. O tratamento da parte interna da madeira consiste na troca da seiva (madeira verde) por solução que contém elementos preservantes. Após a secagem, os elementos conservantes ficarão retidos dentro da madeira. Lembrando que nosso fornecedor encaminha o certificado de garantia para 15 anos aos nossos clientes.

História da Madeira

2017-05-05T15:30:51+00:00 03/05/2017|

Desde o aparecimento do homem sobre a terra até aos nossos dias, a técnica e a arte de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna. A madeira esteve sempre ao alcance do homem desde os tempos remotos. A imaginação deste soube tirar proveito dela para a execução de inúmeros objetos e produtos.

Foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem; para sua defesa (como arma ou fazendo parte dela) para se aquecer, cozinhar, para a iluminação, nos primeiros abrigos, nas primeiras jangadas e barcos… Com o aproveitamento da pedra polida e de gume bem cortante, o homem começa a utilizar a madeira para edificar as cabanas e choupanas, constituídas de paredes de ramos entrelaçados, rebocados ou não, com terra argilosa.

Mais tarde, constrói as paredes com pedra ou tijolo cozido ao sol, aplicando a madeira na sua cobertura, nas portas e janelas e na decoração interna e externa.A evolução trás novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser usados em larga escala.Nos nossos dias, além de material de grande utilidade, ela é a fonte de muitos produtos usados na indústria; óleos essências, colas, resinas, tintas, ácidos, etc. E sobre tudo na obtenção do papel, grande responsável pelo avanço da Civilização.